Inicie seus estudos agora!

Você é graduado?

Ao continuar concordo e aceito as políticas de privacidade.

  • Online e Flexível

    100% digital

  • Carga horária

    360 Horas

  • Tutores EAD disponíveis

    Durante todo o curso

  • Certificação pelo MEC

    Igual a um curso presencial

Objetivos

Objetivo Geral: Proporcionar um panorama aprofundado do universo em que se encontra a Educação Bilíngue no Brasil, suas origens, seu desenvolvimento e seus processos, incluindo o entendimento das dinâmicas que regem o ensino de línguas estrangeiras em contextos multiculturais e multi ou biletrados, os aspectos metodológicos e didáticos do envolvimento com o ensino bilíngue em diferentes plataformas de atuação, bem como para diferentes públicos no ensino básico (educação infantil, ensinos fundamental e médio). Reforçar a importância dos conceitos de cultura e identidade na formação do cidadão multi ou bilíngue e de que forma suas expectativas em trono dos processos de
ensino-aprendizagem diferem daquelas dos alunos do ensino regular em que se tenha como base apenas a língua materna. 6.2. 

Objetivos Específicos: 
Compreender os fundamentos teóricos e práticos do bilinguismo e da educação bilíngue. 
Analisar as dimensões sociolinguísticas do bilinguismo e suas implicações para a sociedade.
Estudar diferentes modelos bilíngues e suas aplicações em contextos de inclusão e diversidade. 
Explorar as estruturas e modelos de sociedades bilíngues.
Discutir as práticas translíngues e a decolonialidade no contexto educacional.
Desenvolver competências para o ensino de Língua Portuguesa como língua adicional.
Investigar a relação entre bilinguismo e literatura em contextos multilíngues. 
Aplicar novas tecnologias e metodologias ativas em educação bilíngue. 
Interpretar e utilizar documentos oficiais em práticas plurilíngues. 
Elaborar metodologias e didáticas específicas para o ensino bilíngue nos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio.

Público-alvo

Profissionais graduados e/ou atuantes nas áreas de Letras, Tradução,Pedagogia e Psicologia que trabalhem/atuem com atividades relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeira e materna em contexto escolar; profissionais do mercado editorial que atuem como consultores ou promotores de materiais didáticos voltados ao ensino de línguas estrangeiras e demais profissionais que estejam interessados em desenvolver competências correlatas à área.

Matérias do curso

O que você vai aprender?

  • Ambientação

    Carga Horária: 0 horas

  • Introdução ao bilinguismo

    Carga Horária: 30 horas

  • Neurociências e a mente bilíngue

    Carga Horária: 30 horas

  • Dimensões sociolinguísticas do bilinguismo

    Carga Horária: 30 horas

  • Diferentes modelos bilíngues: inclusão e sociedade

    Carga Horária: 30 horas

  • Sociedades bilíngues: modelos e estruturas

    Carga Horária: 30 horas

Todas as matérias do curso
  1. Ambientação
    Carga Horária: 0 horas
  2. Introdução ao bilinguismo
    Carga Horária: 30 horas
  3. Neurociências e a mente bilíngue
    Carga Horária: 30 horas
  4. Dimensões sociolinguísticas do bilinguismo
    Carga Horária: 30 horas
  5. Diferentes modelos bilíngues: inclusão e sociedade
    Carga Horária: 30 horas
  6. Sociedades bilíngues: modelos e estruturas
    Carga Horária: 30 horas
  7. Decolonidades e práticas translíngues
    Carga Horária: 30 horas
  8. Ensino de língua portuguesa como língua adicional
    Carga Horária: 30 horas
  9. Contextos multilíngues: bilinguismo e literatura
    Carga Horária: 30 horas
  10. Novas tecnologias e metodologias ativas em educação
    Carga Horária: 30 horas
  11. Práticas plurilíngues e documentos oficiais
    Carga Horária: 30 horas
  12. Metodologia do ensino bilíngue para os ensinos infantil, fundamental e médio
    Carga Horária: 30 horas
  13. Didática do ensino bilíngue para os ensinos infantil, fundamental e médio
    Carga Horária: 30 horas